Se você precisa emitir o seu certificado digital e está totalmente confuso, pode ficar tranquilo! Ao final dessa leitura, estará entendendo todas as etapas para sua emissão, sem stress e sem perder horas do seu precioso tempo. Nós te contaremos como funciona em 3 passos simples. Vamos lá?

Entenda como fazer o Certificado Digital Passo a Passo!

Dividimos o processo de emissão do certificado digital em 3 passos simples, para que você consiga entender de maneira rápida e prática. Acompanhe!

Passo 1 – Compra do Certificado Digital

Para esta etapa, é fundamental que você já saiba qual tipo de Certificado Digital precisa adquirir.

Os certificados para assinatura digital de documentos, dividem-se em:

  • A1, com menor nível de segurança, nos quais a codificação fica instalada no computador;
  • A3, com maior nível de segurança e possibilidade de mobilidade, podendo ser  armazenados em dispositivos criptográficos móveis, como smartcards ou tokens.

Para saber tudo sobre os diferentes tipos de Certificado Digital, confira este artigo e escolha o mais adequado para sua necessidade.

Após identificar o tipo de certificado ideal, você deve procurar por uma  autoridade certificadora credenciadas (AC) pela ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Em muitos casos, também é possível realizar a compra e o pagamento online, poupando muito tempo

Passo 2 – Agendamento

Esta é uma etapa exclusiva do modelo de atendimento da Parceria Certificadora! Nossos clientes agendam um horário para a validação presencial, permitindo muita economia de tempo. Assim, em vez de gastar horas em uma fila, o cliente chega no horário que ele mesmo pré-definiu como adequado e faz o processo todo em no máximo 15 minutos! Para agendar, o cliente pode entrar em contato por telefone, e-mail, chat e até mesmo WhatsApp. Porque para a Parceria, qualidade no atendimento também é versatilidade.

Passo 3 – Validação Presencial Obrigatória

Esta é uma etapa importante que muitos clientes negligenciam, optando até por abrir mão do uso do certificado digital pelo qual já pagaram.

Vale frisar que a validação presencial realmente é obrigatória, uma vez que o certificado digital funciona como um documento oficial da sua empresa e é indispensável a conferência de autenticidade.

Além disso, após a validação presencial o cliente já sai do estabelecimento portando seu certificado e, caso esta etapa fosse realizada por terceiros, esses teriam porte de um importante documento, que permite até a assinatura de contratos com fé pública!

Sendo assim, a terceira e última etapa da emissão do certificado digital contempla a presença física do empresário no estabelecimento comercial da autoridade certificadora. Neste momento será conferida a autenticidade de todos os documentos entregues, será apanhada a impressão digital e feita a captura de imagem para reconhecimento facial.

Prontinho! Após finalizar esta terceira etapa, o empresário estará com seu certificado digital em mãos. Caso ainda tenham restado dúvidas, certamente o seu contador poderá ajudar a explicar em mais detalhes!

Percebeu como o processo é simples e fácil, e requer apenas organização? Porém agora, com o certificado em mãos, há outros cuidados para atentar! Confira, no próximo artigo, quais são os riscos caso seu certificado digital caia nas mãos erradas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s